TEA

Transtornos globais de desenvolvimento

De acordo com o CID-10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), que é um catálogo publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de criar uma codificação padrão para as doenças, o Autismo se encaixa na categoria de Transtornos Globais do Desenvolvimento (F84).

Esse grupo de transtornos é caracterizado por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Estas anomalias qualitativas constituem uma característica global do funcionamento do sujeito, em todas as ocasiões.

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento são subdivididos em 8 tipos, dentre eles podemos destacar:

  • F84.0 Autismo Infantil
  • F84.1 Autismo Atípico
  • F84.5 Síndrome de Asperger

 

Autismo Infantil (F84.0)

É um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por:

Um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos;

Apresentar uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes:

  • Interações sociais;
  • Comunicação;
  • Comportamento focalizado e repetitivo.

 Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade).

 

Autismo Atípico (F84.1)

Ocorre após a idade de três anos ou quando não responde a todos os três grupos de critérios diagnósticos do autismo infantil. Esta categoria deve ser utilizada para classificar um desenvolvimento anormal ou alterado, aparecendo após a idade de três anos, e não apresentando manifestações patológicas suficientes em um ou dois dos três domínios psicopatológicos (interações sociais recíprocas, comunicação, comportamentos limitados, estereotipados ou repetitivos) implicados no autismo infantil; existem sempre anomalias características em um ou em vários destes domínios.

O autismo atípico ocorre habitualmente em crianças que apresentam um retardo mental profundo ou um transtorno específico grave do desenvolvimento de linguagem do tipo receptivo.

 

Síndrome de Asperger (F84.5)

Transtorno de validade nosológica incerta, caracterizado por uma alteração qualitativa das interações sociais recíprocas, semelhante à observada no autismo, com um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Ele se diferencia do autismo essencialmente pelo fato de que não se acompanha de um retardo ou de uma deficiência de linguagem ou do desenvolvimento cognitivo.

Os sujeitos que apresentam este transtorno são em geral muito desajeitados. As anomalias persistem freqüentemente na adolescência e idade adulta. O transtorno se acompanha por vezes de episódios psicóticos no início da idade adulta.

 

Sintomas do Autismo

A maioria dos pais de crianças com autismo suspeitam que algo está errado antes da criança completar 18 meses de idade. As crianças com autismo normalmente têm dificuldade em:

  • Brincar de faz de conta
  • Interações sociais
  • Comunicação verbal e não verbal

Algumas crianças com autismo parecem normais antes de um ou dois anos, mas de repente "regridem" e perdem as habilidades linguísticas ou sociais que adquiriram anteriormente. Esse tipo de autismo é chamado de autismo regressivo.

 

Uma pessoa com autismo pode

  • Ter visão, audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensíveis (por exemplo, eles podem se recusar a usar roupas "que dão coceira" e ficam angustiados se são forçados a usá-las);
  • Ter uma alteração emocional anormal quando há alguma mudança na rotina;
  • Fazer movimentos corporais repetitivos;
  • Demonstrar apego anormal aos objetos.

 

Os problemas de comunicação no autismo podem incluir

  •  Não poder iniciar ou manter uma conversa social;
  • Comunicar-se com gestos em vez de palavras;
  • Desenvolver a linguagem lentamente ou não desenvolvê-la;
  • Não ajustar a visão para olhar para os objetos que as outras pessoas estão olhando;
  • Não se referir a si mesmo de forma correta (por exemplo, dizer "você quer água" quando a criança quer dizer "eu quero água");
  • Repetir palavras ou trechos memorizados, como comerciais;
  • Usar rimas sem sentido.

 Entre os grupos de sintomas que podem afetar uma pessoa com autismo estão:

 

Interação social

  • Não faz amigos;
  • Não participa de jogos interativos;
  • É retraído;
  • Pode não responder a contato visual e sorrisos ou evitar o contato visual;
  • Pode tratar as pessoas como se fossem objetos, prefere ficar sozinho, em vez de acompanhado;
  • Mostra falta de empatia.

 

Comportamentos

  • Acessos de raiva intensos;
  • Fica preso em um único assunto ou tarefa (perseverança);
  • Baixa capacidade de atenção; poucos interesses;
  • É hiperativo ou muito passivo;
  • Comportamento agressivo com outras pessoas ou consigo;
  • Necessidade intensa de repetição;
  • Faz movimentos corporais repetitivos.

 

Brincadeiras

  • Não imita as ações dos outros;
  • Prefere brincadeiras solitárias ou ritualistas;
  • Não faz brincadeiras de faz de conta ou imaginação.

 

Resposta a informações sensoriais

  • Não se assusta com sons altos;
  • Tem a visão, audição, tato, olfato ou paladar ampliados ou diminuídos;
  • Pode achar ruídos normais dolorosos e cobrir os ouvidos com as mãos;
  • Pode evitar contato físico por ser muito estimulante ou opressivo;
  • Esfrega as superfícies, põe a boca nos objetos ou os lambe;
  • Parece ter um aumento ou diminuição na resposta à dor.

 

Causas do autismo

As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo. Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas do transtorno.

De acordo com a Associação Médica Americana, as chances de uma criança desenvolver autismo por causa da herança genética é de 50%, sendo que a outra metade dos casos pode corresponder a fatores exógenos, como o ambiente de criação.

 

Fatores de risco

Alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento do autismo:

  • Sexo: meninos são de quatro a cinco vezes mais propensos a desenvolver autismo do que meninas;
  • Histórico familiar: famílias que já tenham tido algum integrante com autismo correm riscos maiores de ter outro posteriormente. Da mesma forma, é comum que alguns pais que tenham gerado algum filho autista apresentem problemas de comunicação e de interação social eles mesmos; 
  • Outros transtornos: crianças com alguns problemas de saúde específicos tendem a ter mais riscos de desenvolver autismo do que outras crianças. Epilepsia e esclerose tuberosa estão entre esses transtornos;
  • Idade dos pais: quanto mais avançada a idade dos pais, mais chances de a criança desenvolver autismo até os três anos.

 

Tratamento do autismo

Não existe cura para autismo, mas um programa de tratamento precoce, intensivo e apropriado melhora muito a perspectiva de crianças pequenas com o transtorno. A maioria dos programas aumentará os interesses da criança com uma programação altamente estruturada de atividades construtivas. Os recursos visuais geralmente são úteis.

O principal objetivo do tratamento é maximizar as habilidades sociais e comunicativas da criança por meio da redução dos sintomas do autismo e do suporte ao desenvolvimento e aprendizado.

Há várias terapias para autismo disponíveis, incluindo:

  • Terapias de comunicação e comportamento;
  • Medicamentos;
  • Terapia ocupacional;
  • Fisioterapia;
  • Terapia do discurso/linguagem.

 

Saiba mais 

http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_civel/cartilha-ziraldo-autismo-uma-realidade.pdf
http://entendendoautismo.com.br/artigo/autismo-o-que-e/
http://www.autismo.org.br/site/voce-e-a-abra/downloads.html
http://entendendoautismo.com.br/artigo/o-que-e-autismo-ou-transtorno-do-espectro-autista-tea/
https://drauziovarella.com.br/crianca-2/tea-transtorno-do-espectro-autista-ii/
https://g.co/kgs/wYQ4qU