Rede Nordeste de Inovação foi idealizada durante
2º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Eleitoral - ENASTIC, realizado no Tribunal Regional do Pará, no período de 04 a 6 de junho de 2024. Após tratativas em reuniões virtuais, foi assinado o documento que instituiu a Rede, tendo como signatário pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão o Juiz Ferdinando erejo Sousa, Coordenador do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (TREMALAB).
A Rede Nordeste de Inovação tem como objeto estabelecer a cooperação entre as instituições por meio de seus laboratórios de inovação, visando o desenvolvimento da cultura da inovação, o incremento de pesquisas científicas e o desenvolvimento de produtos e projetos de inovação alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030, para promover a excelência do serviço judicial, propiciar melhor atendimento ao usuário da justiça eleitoral e fomentar a adoção de práticas inovadoras na gestão pública.
Participam da Rede Nordeste de Inovação os Laboratórios de Inovação:
LIODS TRE-CE, LIODS TRE-PE, Inov Axé (TRE-BA), !9SE(TRE-BA), AL-LAB (TRE-AL), LIODS TRE-PB, Inova TRE-PI (TRE-PI), ALZIRA INOVA (TRE-RN). O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará é reconhecido como associado da Rede, podendo participar das atividades, projetos e iniciativas.