Gabinete zera acervo de processos com uso de IA e Gestão Processual
Produtividade cresceu 46,7% em relação ao ano anterior, atingindo o melhor desempenho dos últimos cinco anos

O gabinete do juiz Ferdinando Serejo, membro da Corte e coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TREMALAB), zerou o acervo de processos conclusos para decisão e voto, incluindo prestações de contas, recursos em representação e cumprimentos de sentença utilizando uso de Inteligência Artificial (IA), aliado à gestão estratégica dos processos.
"O feito demonstra nosso compromisso com a celeridade processual, com inovação e com o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)", afirmou o magistrado durante a apresentação na sessão plenária do dia 10 de abril.
De acordo com o assessor-chefe do gabinete, o servidor Fábio Carneiro, a conquista atinge diretamente a Meta 1 do CNJ – que prevê o julgamento de mais processos do que os distribuídos – e melhora o IAD (Índice de Atendimento à Demanda), que mede a relação entre processos baixados e casos novos.
Entre as inovações adotadas, a equipe do gabinete desenvolveu assistentes virtuais baseados em IA, que auxiliam na análise de documentos, elaboração de resumos automáticos e redação inicial de decisões, relatórios e votos. Todo o conteúdo produzido é revisado e validado pelo magistrado.
A produtividade do gabinete vem crescendo de forma constante. Entre 21 de janeiro e 1º de abril de 2025, foram registrados 339 atos (entre julgamentos e despachos). No mesmo período dos anos anteriores, os números foram: 272 atos em 2021; 161 em 2022; 144 em 2023; e 231 em 2024. O aumento em 2025 representa um crescimento de 46,7% em relação ao ano anterior.