Escolas Judiciárias debatem inovação e educação na justiça eleitoral
.

Entre os dias 26 e 28 de março, Maceió sediou o XXIII Encontro Nacional do CODEJE, reunindo magistrados(as), servidores(as) e especialistas para debater inteligência artificial, acessibilidade e educação para a cidadania. O evento, promovido pelo TRE-AL, contou com a participação da supervisora da EJE do TRE-MA, Leida Ligia Moraes.
A programação foi marcada por mesa-redonda que debateu sobre Inteligência Artificial, oficinas práticas sobre linguagem simples e uso da IA para criação de planos de ação, além da apresentação do Plano Nacional de Educação Midiática, com ênfase no compromisso com a formação crítica e a disseminação de informações de qualidade no cenário eleitoral. A ministra Vera Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), trouxe uma visão inspiradora e estratégica sobre o papel da comunicação e da educação na promoção de uma justiça mais acessível e eficaz, além de ressaltar pontos sobre participação feminina e equidade na Justiça Eleitoral, durante sua palestra.
O encerramento contou com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE-TSE), Cristiano Zanin, que participou por videoconferência do evento, além da deliberação da Carta do CODEJE.
Homenagem
Durante a programação do evento, servidoras e servidores foram homenageados pelo trabalho realizado à frente das EJEs. A servidora Leida Ligia Moraes foi escolhida entre os representantes das EJEs para receber a honraria em reconhecimento aos relevantes serviços prestados. Para ela, a homenagem transcende o mero reconhecimento individual, ela representa o esforço e a missão que nos foi confiada, a de contribuir ativamente para o constante aprimoramento da Escola Judiciária Eleitoral do Maranhão