É coordenador/a de acessibilidade? Aulas em vídeo estão disponíveis
Curso foi gravado pela Escola de Governo, parceira do TRE-MA
A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, com apoio operacional do Núcleo de Gestão de Sustentabilidade e Acessibilidade e em parceria com Escola de Governo do Maranhão (EGMA), gravou aulas em vídeo com instruções para pessoas que serão voluntárias na coordenação de acessibilidade durante as eleições municipais de 2024.
O treinamento é ministrado pela servidora Ingrid Viégas, chefe do NSA, e as aulas em vídeo ficam disponíveis até o dia 30 de setembro na página de cursos da EGMA.
Para assisti-las, as pessoas convocadas devem fazer o cadastro no EGMA e se matricular no curso para, então, ter acesso ao conteúdo, que conta com algumas atividades em cada módulo. Ao final, cada uma recebe certificado.
Atribuições
As pessoas convocadas para atuar como coordenadoras de acessibilidade devem estar disponíveis no 1º e 2º turno (caso haja) e suas atribuições são orientar e atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no local de votação, dando assistência inclusive na locomoção até a seção eleitoral.
Vantagens
Elas recebem valor para a alimentação nos dias de convocação, bem como têm direito aos seguintes benefícios:
- vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral;
- vantagem de desempate em outros concursos públicos (se houver previsão em edital);
- conversão das horas trabalhadas em horas de estágio extracurricular em instituições de ensino superior conveniadas com o TRE-MA;
- folga pelo dobro de dias trabalhados para a Justiça Eleitoral.