Fórum Eleitoral de São Luís entregue revitalizado
Solenidade ocorreu na sexta,29 de novembro
Nesta sexta, 29 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão entregou à população de São Luís o Fórum Eleitoral Desembargador Francisco Costa Fernandes Sobrinho revitalizado. O prédio localizado na Madre Deus, abrange as 6 zonas eleitorais da capital (1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 76ª e 89ª).
Após 8 anos de obras, o Fórum oferece maior comodidade e melhores condições de acesso, pois possui grande área composta de depósito, onde estão armazenadas todas as urnas eletrônicas do estado, área de vivência, auditório, além de amplo espaço de atendimento às pessoas que precisam de serviços eleitorais.
A central de atendimento recebeu o nome de Espaço Hugo Napoleão Pires da Fonseca, uma justa homenagem ao servidor falecido em maio de 2023, que tinha mais de 30 anos de carreira no TRE-MA e que sempre desempenhou suas atividades com dedicação, competência e compromisso.
Em seu discurso, após descerramento da fita inaugurativa e de placas de homenagens, o desembargador José Gonçalo Filho, presidente, registrou que o retorno das atividades da justiça eleitoral à sua sede própria não só proporciona melhor conforto para quem procura por atendimento como para aquelas pessoas que lá trabalham. Lembrou, também, da substancial economia de dinheiro público, pois durante o período de revitalização do Fórum, as atividades foram alocadas em prédio alugado no retorno do elevado da Cohama.
Na mesma oportunidade, foi inaugurada a usina solar fotovoltaica no telhado do Fórum, com capacidade para gerar até 180 kWp em 312 placas de última geração, proporcionando redução significativa nas despesas com energia elétrica e gerando economia que poderá ser redirecionada para outras áreas prioritárias de atuação da justiça eleitoral maranhense.
“Ao investir em energia limpa e renovável, reafirmamos nosso papel não apenas como guardiões do processo democrático, mas também como defensores do meio ambiente e da qualidade de vida das futuras gerações”, afirmou o presidente José Gonçalo.
Por sua vez, o desembargador Paulo Velten (vice-presidente e corregedor), destacou: “a inauguração desse prédio sinaliza que devemos seguir, persistir nesse caminho, ter uma estrutura real de concreto onde a gente funcione em equipe criando essa sinergia fundamental para o trabalho do poder judiciário”.
Representando os membros da Corte, o jurista Rodrigo Maia parabenizou o presidente e demais pessoas envolvidas que se empenharam para concluir essa edificação tão importante.
Prestigiaram a solenidade desembargadores e desembargadoras do Tribunal de Justiça, juízes e juízas eleitorais de São Luís, ex-membros da Corte, autoridades, advogados e advogadas, pessoas que servem de diversas formas às justiças eleitoral e comum, familiares do homenageado Hugo Napoleão e a imprensa.