Prática com temática antidiscriminatória é vencedora do “Prêmio Luiz Alves Ferreira - Luizão”
O TRE-MA foi um dos parceiros
Práticas bem sucedidas e iniciativas com temática antidiscriminatória desenvolvidas pelo público interno do Poder Judiciário e por escolas públicas de ensino médio do Maranhão foram reconhecidas na quinta-feira, 21 de março, com a entrega do “Prêmio Luiz Alves Ferreira – Luizão, de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação”. O evento ocorreu no auditório Madalena Serejo, Fórum Sarney Costa (Calhau).
Entre as práticas do público interno, o primeiro lugar foi para o projeto “Mês do orgulho LGBTQIAPN+ Tenha orgulho de ser quem é”, da juíza Mirella Cezar Freitas, da 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim-MA. A prática foi realizada no mês de junho, conhecido como mês do orgulho, incentivando a reflexão e luta por ações afirmativas e políticas públicas voltadas para o público LGBTQIAPN+, e de combate à violência e discriminação.
O projeto contou com o apoio de vários órgãos, entre eles, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, através dos servidores e servidoras da16ª Zona Eleitoral de Itapecuru-Mirim-MA que realizaram várias ações, entre elas a realização do Brechó do Orgulho, efetivado a partir das peças doadas pelos servidores e servidoras do Fórum de Itapecuru-Mirim, Cartório Eleitoral, Defensoria Pública, Parceiros do Pedal e alunos da Escola Caíque.
A juíza Mirella Cezar agradeceu o empenho e a dedicação dos servidores e servidoras da 16ªZE pelos serviços relevantes prestados por eles para a concretização do projeto.
Sobre o prêmio
Instituído pela Resolução N° 49/2021, o Prêmio é coordenado pelo Comitê de Diversidade do TJMA e recebe o nome de Luiz Alves Ferreira, o Luizão (in memoriam), médico maranhense, conhecido como “Dr. Quilombola” que lutou pelo direito à saúde e outros direitos das comunidades tradicionais no Maranhão.
Fonte: TJMA com edição