Eleições 2024: ASGEL media reuniões do presidente e corregedor com juízes e juízas
.
Os desembargadores José Gonçalo Filho e Paulo Velten, presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, se reuniram por videoconferência, entre os dias 21 e 24 de maio, com auxílio da Assessoria de Gestão de Eleições (ASGEL), com juízes e juízas que estarão à frente das eleições 2024 nas 105 zonas eleitorais do Maranhão.
Divididos/as em 5 grupos - para que assim pudessem ter mais tempo para trocarem informações e tirarem dúvidas, os assuntos apresentados foram campanhas para conseguir pessoas a se voluntariar como mesárias ou coordenadoras de acessibilidade; auditoria das urnas eletrônicas; vistorias e transmissão de boletins de urna diretamente dos locais de votação.
A principal mensagem do presidente foi de que a justiça eleitoral precisa estar próxima das pessoas, com relações institucionais fortes com todos os outros poderes e com os demais segmentos da sociedade que tragam benefícios para a coletividade.
Já do corregedor foi relativa ao engajamento no trabalho de mobilização e comprometimento de servidoras e servidores para que o pleito ocorra com tranquilidade, demonstrando a segurança do processo eletrônico de votação.
Sobre acessibilidade falava o jurista Rodrigo Maia (que preside a Comissão de Acessibilidade e Inclusão); Mesários/as foi abordado pela servidora Mariana Herculana (gerente do processo); auditoria ficou a cargo da assessora Luciana Linard (Presidência), vistoria defendeu o servidor Edson Macedo (chefe da seção de Mídias e Depósito de Urnas), e por último o secretário Wagner Sales (Tecnologia da Informação) acerca de transmissão.
Quem também acompanhou o encontro virtual do presidente e corregedor com os magistrados e as magistradas foram o juiz auxiliar Júlio Praseres (Presidência), a juíza auxiliar Manuella Faria (Corregedoria), o diretor-geral Mário Lobão, e os secretários Gilson Borges (Gestão de Pessoas) e Diego Abreu (Judiciária Única).