Palestras esclarecem sobre Assédio Moral no ambiente de trabalho
Os eventos fazem parte da Semana de Combate ao assédio e à Discriminação

A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual do TRE promoveu, nos dias 28 e 31 de maio, duas ações com objetivo de sensibilizar servidores/as, estagiários/as e terceirizados/as acerca do assédio moral levando orientações claras sobre como identificar, prevenir e lidar com casos de assédio no local de trabalho.
A primeira, realizada no auditório Ernani Santos, sede do órgão, foi uma roda de conversa mediada pelas estagiárias de psicologia Suzana Ribeiro e Stefane Silva da Coordenadoria de Educação e Saúde - CODES. Na ocasião, a psicóloga Tainá Leite e a assistente social Zuleide Mohana, ambas da Casa da Mulher Brasileira, esclareceram o conceito de assédio moral no trabalho, discutiram os impactos negativos na saúde e bem-estar dos colaboradores/as no âmbito trabalhista, e, por fim, ofereceram orientações acerca de denúncias em caso de assédio, de maneira segura e confidencial.
Já a segunda palestra, aconteceu de forma virtual e foi mediada pelo coordenador de Educação e Saúde, o servidor Gustavo Assis. Nela, a professora e doutora em Psicologia Social, Carla Vaz, destacou as formas de assédio e o objetivo por trás desse ato. Segundo ela, “o assédio moral visa humilhar e degradar o indivíduo, consiste em um risco não visível. Ele não é mensurável, é sutil e danoso”.
Durante as palestras, os/as participantes interagiram e fizeram colocações importantes acerca do tema não somente no ambiente de trabalho, mas de forma geral, em qualquer instituição, seja ela pública ou privada.