Inscreva-se no seminário “Candidaturas femininas: desafios e perspectivas”
Evento é promovido pela EJE-MA
Estão abertas, entre 18 e 30 de junho, as inscrições para o Seminário “Candidaturas femininas: desafios e perspectivas”, será promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Maranhão no dia 1º de julho, a partir das 9h, de forma presencial, com certificação de 4 horas/aula, e com transmissão ao vivo pelo canal TRE-MA do youtube.
O evento tem a finalidade de promover amplo debate sobre a participação das mulheres na política, fornecendo orientações de natureza normativa e prática, para sua atuação regular.
Na programação constam especialistas que examinarão as principais questões que inviabilizam as candidaturas femininas na política, a violação à cota de gênero e a responsabilização dos partidos políticos de acordo com a legislação vigente e o entendimento mais recente do Tribunal do Superior Eleitoral.
A Ministra Edilene Lôbo, substituta do TSE, é uma das palestrantes confirmadas, cabendo-lhe abordar o tema “violência política de gênero e racialidade”.
A ideia do evento é fomentar espaço de discussão e reflexão sobre o cenário de desigualdade que afeta o exercício da liderança e representatividade feminina.
Também objetiva analisar os efeitos das candidaturas fictícias, combater e prevenir a violência política de gênero, além de fomentar cultura de diversidade, respeito e antidiscriminatória nos espaços públicos de poder.
O público-alvo são juízas/es eleitorais, membros do Ministério Público, demais integrantes de carreiras jurídicas, advogadas/os, servidoras(es), representantes de partidos políticos, gestoras/es públicos, ativistas de movimentos feministas, imprensa, professoras/es, pesquisadoras/es e universitárias/os, além de outras pessoas interessadas na temática.
Para inscrever-se é preciso acessar o endereço eletrônico http://www.tre-ma.jus.br/eventos, preencher a Ficha de Inscrição Online, que retornará confirmando ao email cadastrado.
A emissão do certificado será feita pelo site do evento em até 30 dias.