Evento discute prevenção e medidas de segurança voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher
O evento está disponível no canal do TRE no Youtube
Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar acerca da violência doméstica e familiar, a Comissão Permanente de Políticas de Gênero e Cidadania (TRE Mulheres) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promoveu o evento “Medidas de Combate à Violência contra Mulheres Magistradas e Servidoras da Justiça Eleitoral”, que foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE-MA no YouTube.
Na abertura, o desembargador José Gonçalo Filho, presidente do TRE-MA, enfatizou a importância e a necessidade de debater o tema “É um tema que nós precisamos encarar com bastante veemência e combater de maneira decisiva.”
Em seguida, a presidente da Comissão TRE Mulheres e ouvidora da mulher, a jurista Amanda Waquim, afirmou que enquanto uma mulher for violentada, perder o direito à vida pelo feminicídio ou perder o direito às suas liberdades, é preciso não cansar de falar sobre o tema e da importância de levá-lo para o âmbito da justiça eleitoral.
Palestras
A palestra “Grupo Reflexivos para Homens” proferida pelo analista judiciário e psicólogo do TJMA, Raimundo Pereira Filho, ressaltou a importância da participação dos homens nessas discussões para desconstruir a ideia de masculinidade, comportamentos e padrões de sexismo, machismo e misoginia estabelecidos pelo patriarcado. “Trazer esse homem para o lado da não violência e produção de novos sentidos e novos significados. O grupo reflexivo é exatamente essa ferramenta poderosa e potente no combate à violência.”
Já a juíza Marcela Lobo abordou a “Identificação e medidas de combate à violência contra às mulheres". Ela apresentou dados divulgados no Anuário Nacional de Segurança Pública do ano de 2023, que mostram o aumento de casos de violência contra as mulheres. Diante desse contexto, a magistrada ressaltou a necessidade de intensificar os canais de apoio e de um protocolo de prevenção e medidas de segurança voltado ao enfrentamento à violência doméstica, principalmente em face de magistradas e servidoras.
Por fim, Amanda Waquim destacou o programa “Fale, Maria”, instituído pelo TRE que durante este mês de junho lança uma campanha voltada às servidoras e magistradas, a fim de divulgar os canais de comunicação e a rede de atendimento dentro da justiça eleitoral.