Seminário debaterá candidaturas afrodescendentes e de povos originários dia 19, às 8h
transmissão ao vivo pelo canal TRE-MA do youtube
A Ouvidoria da Mulher, a Ouvidoria e a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promovem no dia 19 de julho (sexta), das 8h às 12h30, no auditório Ernani Santos de sua sede, o seminário “Eleições 2024: fortalecendo candidaturas afrodescendentes e dos povos originários”, que será transmitido ao vivo pelo canal TRE-MA do youtube.
O objetivo é ampliar a participação dos povos afrodescendentes e indígenas no contexto eleitoral. Segundo dados do IBGE, o Maranhão ocupa a 3ª posição entre os estados do Nordeste com a maior população indígena e a 8ª posição no ranking geral do país. Além disso, 80% da população do estado é composta por pessoas que se autodeclaram negras, porém a participação política desses grupos ainda é muito baixa.
A palestra principal será proferida pela mestre e doutoranda em Direito Constitucional pelo Instituto IDP, Valéria Paes Landim, que é também presidente fundadora do Instituto Candidaturas Femininas e do Observatório de Candidaturas Femininas e coordenadora nacional do Comitê de Etnia e Raça da ABRADEP.
Podem participar pessoas interessadas no tema, além de magistradas/os, servidoras/es e demais colaboradoras/es da justiça eleitoral, do Ministério Público, dirigentes de partidos políticos, pré-candidatas/os, membros da advocacia, líderes de movimentos sociais, entre outras/os integrantes de órgãos de atuação estatal e representantes da sociedade civil organizada.