Posto de atendimento eleitoral da Câmara de Vereadores de São Luís funcionará até 8 de maio
.
Em 2024, em todo o Brasil, o cadastro eleitoral fecha no dia 8 de maio para que a Justiça Eleitoral possa trabalhar na organização e nas listas de pessoas aptas a votarem em quem for concorrer para prefeito/a e vereador/a.
No Maranhão, a escolha ocorrerá em 217 municípios, divididos em 105 zonas eleitorais e com opção de 2º turno apenas em São Luís, isso se Imperatriz não alcançar os 200 mil eleitores e eleitoras até a data citada acima.
Na segunda, dia 26 de fevereiro, cumprindo o compromisso de ampliar o máximo possível o número de locais descentralizados de atendimento, o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador José Gonçalo Filho, inaugurou na Câmara de Vereadores da capital um posto que funcionará até o dia 8 de maio, entre 8h e 14h, exceto feriados e finais de semana.
A inauguração do espaço foi seguida de audiência pública transmitida ao vivo pelo canal da Câmara de São Luís do Youtube que tratou de temas relativos às eleições de 2024 como notícias falsas, regras válidas de campanha, propaganda e uso de inteligência artificial.
Os serviços oferecidos no posto de atendimento da Câmara são os mesmos disponíveis nos fóruns e cartórios eleitorais e a pessoa para ser atendida precisa apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência (caso opte em transferir o título de cidade).
Após o dia 8 de maio de 2024 até o fim de novembro é impossível que qualquer alteração seja realizada no cadastro eleitoral devido ao período eleitoral.
No dia 5 de março, será a vez da Assembleia Legislativa receber comitiva do TRE para audiência e ainda inaugurar posto de atendimento, que ficará ao lado da agência do Banco do Brasil.