XXII CODEJE: representantes das EJEs e Comunicação discutem ações para enfrentamento da desinformação, entre outros temas

Evento ocorreu na sede do TRE-RJ

XXII CODEJE: representantes das EJEs e Comunicação discutem ações para enfrentamento da desinfor...

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, representantes das Escolas Judiciárias e das unidades de Comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais participaram do XXII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), que aconteceu no Palácio da Democracia, sede do TRE do Rio de Janeiro. 

Do Maranhão estiveram presentes a juíza Rosângela Prazeres (diretora da EJE) e  as coordenadoras Leida Lígia Moraes (EJE) e Danielle Cavaignac (Comunicação). 

A abertura do evento teve a presença por videoconferência da ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que, em seu pronunciamento, falou da relevância da atuação das EJEs no cenário de mudanças legislativas e nas dinâmicas tecnológicas que exigem constante aprendizado: "as escolas eleitorais têm cada vez mais um papel fundamental de atuação e de aperfeiçoamento de magistradas e magistrados", afirmou. 

Durante os 3 dias foram discutidos temas como Igualdade racial, cooperação no judiciário, pacificação das eleições e avanços tecnológicos e boas práticas entre as EJEs.

Também por vídeo, a ministra Edilene Lôbo falou sobre igualdade racial,  oportunidade em que ressaltou a participação e o envolvimento da juíza Rosângela Prazeres na formação da Comissão de Promoção da Diversidade e da Igualdade Racial instalada no TRE-MA. 

Para a ministra, a referida comissão representa a força que se move em direção à proteção da democracia brasileira, atuando para a promoção da igualdade racial: “sem igualdade racial a democracia é falsa, do mesmo modo que sem paridade de gênero na ocupação de todos os espaços, em especial o da política, a democracia é só uma quimera, só um desenho”, pontuou.

Reuniões setoriais 

Antes da abertura oficial, foram realizadas 2 reuniões: uma da comunicação dos regionais e outra das EJEs.

O primeiro grupo decidiu que os programas socioeducativos realizados pelas Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o país devem incorporar formalmente o enfrentamento à desinformação, por meio da abordagem de educação midiática, desenvolvida em parceria com a comunicação de cada regional. Já o outro tratou de propostas de aprimoramento da atuação das Escolas. 

Homenagem 

Durante o evento, a servidora Leida Lígia foi escolhida para ser homenageada no próximo CODEJE pelos seus relevantes serviços à frente da EJE-MA. 

Carta do CODEJE 2024

Na Carta do Codeje 2024 ficaram destacadas a criação de canal de comunicação direto entre a justiça eleitoral e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a organização de fórum nacional para sistematizar ações de capacitação, além de inclusão das EJEs no plano de trabalho firmado entre a EJE-TSE e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o que possibilitará maior acesso aos cursos oferecidos. 

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, s/n, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Senador Vitorino Freire, s/n,  Madre Deus, São Luís - MA, CEP: 65.025-015.

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido