Em Relatório de Atividades, TREMALAB destaca principais conquistas de 2024
entrega oficial do documento aconteceu dia 13 de dezembro
Nesta sexta, 13 de dezembro, durante a última sessão híbrida de julgamentos da Corte do Tribunal Regional Eleitoral, em que membros participam de forma presencial e por videoconferência, o juiz Ferdinando Serejo, coordenador do Laboratório de Inovação, entregou ao presidente em exercício, desembargador Paulo Velten, o Relatório de Atividades da unidade de 2024.
O documento, impresso em papel reciclado - o que demonstra alinhamento com a política de sustentabilidade, destaca as principais ações desenvolvidas pela equipe do TREMALAB para promover a cultura da inovação no âmbito da justiça eleitoral e do poder judiciário.
Entre os destaques estão a participação em eventos nacionais como Convergência 2024, Enastic-JEL, CONIP Jud, ExpoJud 2024 e Fest Labs, onde, inclusive, o TRE-MA recebeu, junto com os TREs de Minas Gerais e Alagoas, o 1º lugar no Prêmio Inovação do Poder Judiciário com o projeto “Preste Atenção nas Contas! É legal e pode ser fácil”, vencedor na categoria “Serviços Judiciais Inovadores - Ideias Inovadoras”.
Outra conquista relevante foi o 1º lugar no Premiathon, promovido pela Rede Conexão Inovação Pública, na categoria “Aprimorar um prêmio ou concurso de inovação”, pelo aprimoramento do Selo Boas Práticas de Eleição e Inovação. Já no ExpoJud, Serejo ministrou oficina sobre inteligência artificial generativa, abordando inovações aplicadas ao sistema de justiça.
Por oportunidade do CONIP Jud, o juiz apresentou ao Conselho Nacional de Justiça a ferramenta “Ementador”, desenvolvida pelo servidor Fabio Carneiro - seu assessor jurídico que integra o TREMALAB, que é uma assistente de inteligência artificial que automatiza a criação de ementas ao resumir decisões judiciais presentes nos acórdãos.
Já em novembro, a Rede de Inovação pelo Maranhão, representada pelo juiz Ferdinando Serejo, foi reconhecida com o Prêmio Marandu JOMP durante o evento Marandu Summit, promovido pela UEMA. A RIMA foi premiada na categoria “Inovação” pela implementação de projetos inovadores no serviço público do estado.
Em 2024, o TREMALAB também promoveu capacitações para magistrados/as e servidores/as, como a oficina em recurso visual para apresentação de decisões judiciais, uso de inteligência artificial generativa por gabinetes, que apresentou as ferramentas ChatGPT e AI Studio Gemini, que são voltadas para produção textual, resumos e análise de dados.