Em audiências públicas, TRE-MA esclarece assuntos relacionados às eleições 2024
As últimas ocorreram em Cândido Mendes (zona 64) e São Raimundo das Mangabeiras (zona 34)
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, com objetivo de esclarecer e sanar dúvidas da população, da classe política e de candidatas e candidatos acerca de questões relacionadas às eleições de 2024, tem realizado diversas audiências públicas em cidades do estado.
Na quinta, 22 de agosto, as zonas eleitorais de Cândido Mendes (64) e São Raimundo das Mangabeiras (34ª) foram as contempladas. Nesses municípios, que englobam também Amapá do Maranhão, Godofredo Viana e Sambaíba, termos das respectivas zonas eleitorais, foram discutidos temas como segurança, propaganda eleitoral e ilícitos eleitorais.
Em Cândido Mendes, a audiência contou com a presença do presidente do TRE-MA, desembargador José Gonçalo Filho, do juiz Pedro Guimarães Júnior (respondendo pela 64ª zona eleitoral), do secretário Maurício Ribeiro Martins (Segurança Pública), do coronel Paulo Fernando Moura Queiroz (comandante geral da Polícia Militar), do delegado federal Rodrigo Correia e coronel Nilson Ferreira (subcomandante da PMMA).
Lá, as forças de segurança apresentaram seus planos de ação e garantiram efetivo suficiente para que haja uma eleição tranquila e segura como nos anos anteriores.
Para o desembargador Gonçalo, as audiências são importantes para esclarecer dúvidas e, assim, evitar desinformação. “Combatemos a desinformação com informação”, frisou, acrescentando, ainda, que a eleição é um ato democrático em que deve prevalecer a vontade da maioria, independentemente de preferências pessoais.
Já em São Raimundo das Mangabeiras, a audiência pública foi conduzida pelo juiz Denis Martinelli Júnior e teve a presença de representantes partidários, autoridades municipais e da sociedade. Além disso, o magistrado, juntamente com a promotora Hortênsia Fernandes Cavalcanti, realizaram reuniões para firmar acordos, reforçando o compromisso com um processo eleitoral justo e pacífico.