Volgane Carvalho e Fagianni Miranda participaram de eleições argentinas como observadores internacionais
Programação de comitiva brasileira no país incluiu parte acadêmica
Os servidores Volgane Carvalho e Fagianni Miranda estavam na comitiva de 30 pessoas, sendo 6 da Justiça Eleitoral e demais integrantes do México, Colômbia, Chile e Uruguai, convidadas a atuarem como observadoras das eleições gerais da Argentina, realizada no domingo, 22 de outubro.
A vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que presidirá o órgão nas eleições de 2024, também estava lá pelo Programa de Convidados Internacionais organizado pela Câmara Nacional Eleitoral e pela Direção Nacional Eleitoral daquele país.
A programação incluiu várias visitas, inclusive ao Tribunal Eleitoral de Buenos Aires, à Assembleia, conversa com cientistas políticos, ida às seções para análise e uma parte acadêmica em que Volgane Carvalho foi palestrante de mesa de debates que discutiu a desinformação no processo eleitoral.
“Uma missão de observação eleitoral é sempre importante porque significa que aquele país que te convida confia que você tem condições de fazer uma análise do processo eleitoral isenta e omitir uma opinião sobre isso. Frequentamos algumas seções eleitorais e fomos recebidos pelos presidentes das mesas, pelos supervisores dos prédios e vimos como é que funcionava todo o processo para fazer uma análise completa. Foi uma experiência enriquecedora e a gente nunca deixa de comparar com o modelo brasileiro, que é muito questionado porque as pessoas têm curiosidade”, contou Volgane.