Tribunais discutirão metas durante 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário
evento acontece dias 4 e 5 de dezembro
O presidente e o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadores José Luiz de Almeida e José Gonçalo Filho, participam nos dias 4 e 5 de dezembro, em Salvador, do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento marca a aprovação das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2024.
A programação desta edição conta com debates sobre temas atuais do cenário da Justiça brasileira, como os desafios do uso da inteligência artificial e das tecnologias para garantir maior eficiência dos serviços prestados aos brasileiros.
Também terá discussões sobre o papel do Poder Judiciário na ampliação e proteção do acesso à justiça de comunidades indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. Na ocasião será lançado o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples.
A abertura do 17º Encontro será conduzida pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que fará palestra magna sobre o tema “Magistratura, Eficiência do Poder Judiciário e Uso das Tecnologias”.
Na terça, 5 de dezembro, às 9h, serão apresentados os resultados alcançados em 2023 durante o Panorama dos Tribunais Superiores. Em seguida, haverá a entrega do Prêmio CNJ de Qualidade 2023, que o TRE-MA concorre.
Acompanham os desembargadores, o juiz Angelo Santos (ouvidor), o diretor-geral Mário Lobão, o secretário Diego Abreu Silva (Judiciário), o assessor Paulo Rocha Neto (Grupo de Pesquisa Judiciária) e a servidora Amanda Mouzinho (Comunicação Institucional).
Acesse aqui a programação completa do evento (nova aba em PDF)
Fonte: CNJ com edição