Sistema de Logística Integrada é apresentado em webinário promovido pelo CNJ
Proposta em fase piloto é do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade do TRE-MA
O Sistema de Logística Integrada do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que está em fase piloto de implantação por parte da Ecoliga, foi apresentado nesta quarta, 22 de novembro, em Webinário de Contratações Públicas promovido pelo Conselho Nacional de Justiça.
Quem apresentou o Sistema, denominado de LIV, foi o servidor Gilberto Martins Moreira, que integra o Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade.
O LIV foi desenvolvido estrategicamente e com ele espera-se redução das emissões de CO2, eficiência no consumo de combustível, além de otimização dos custos de manutenção e de diárias com motoristas e servidores/as.
Na apresentação, Gilberto Moreira destacou que esses aspectos ressaltam o compromisso do TRE-MA em abraçar práticas sustentáveis e tecnologicamente avançadas, contribuindo para um ambiente mais ecológico e eficiente.
A apresentação no Webinário não apenas destacou a inovação do Sistema LIV, mas também proporcionou oportunidade para compartilhar conhecimentos e contribuir para o aprimoramento de boas práticas no âmbito das contratações públicas.
Sobre a Ecoliga
A Ecoliga é uma rede interinstitucional criada em 2016 para aprimorar a gestão socioambiental e o desenvolvimento sustentável, mediante assinatura de protocolo de cooperação técnica por orgãos públicos maranhenses com objetivo de conjugar esforços visando a implementação de programas e ações interinstitucionais de responsabilidade ambiental.
O termo foi renovado em 2021 com prazo de vigência de 5 anos, prevendo a racionalização e redução de custos, logística integrada de veículos, capacitação e produção científica, destinação adequada de resíduos, além de aquisições e compras sustentáveis e compartilhadas.
Atualmente integram a Ecoliga maranhense a Justiça Eleitoral, o Tribunal de Justiça (TJMA), o TRT 16ª Região, as Universidades Federal (UFMA) e Estadual (UEMA), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública (DPE), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (São Luís) e Justiça Federal.
Sobre o Webinário
Voltado para integrantes da magistratura e para servidoras e servidores envolvidas/os nos processos licitatórios e representantes da administração dos órgãos do Poder Judiciário, além de boas práticas, duas oficinas apresentaram em detalhes o Guia Nacional de Contratações Sustentáveis desenvolvido pela Câmara Nacional de Sustentabilidade (CNS) da Consultoria-Geral da União e a experiência da Agência Nacional de Saúde (ANS) em compras compartilhadas.