Justiça Eleitoral maranhense contrata pela 1ª vez estagiários/as de pós-graduação
Eles e elas iniciam atividades agora em novembro
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão passa a contar neste mês de novembro com a força de trabalho de 30 residentes jurídicos/as e 20 estagiários/as de pós-graduação, que foram aprovados/as e classificados/as em seletivo para cadastro de reserva realizado no mês de outubro de 2023 através da empresa Super Estágios.
Na quinta, 16 de novembro, o corregedor José Gonçalo, o diretor-geral Mário Lobão, o secretário Gilson Borges (Gestão de Pessoas), a coordenadora Karla Abdala (Gestão Estratégica e Modernização) e o coordenador Gustavo Assis (Desenvolvimento e Educação) reuniram-se com elas e eles para dar boas-vindas e informarem como o órgão funciona.
Esta é a primeira vez que a Justiça Eleitoral maranhense faz este tipo de contratação e o corregedor José Gonçalo pediu que eles/as aproveitem esta oportunidade única de estarem entre as pessoas mais qualificadas que conhece e que o TRE-MA é reconhecido pela excelência dos serviços que presta. Por isso, conta com a jovialidade e a conhecimento deles/as para manter essa característica.
Antes de iniciarem os trabalhos, o que deve ocorrer a partir do dia 20 de novembro, eles e elas apresentaram documentação e passaram por treinamentos, inclusive de sistemas.
A residência jurídica constitui modalidade de aprendizado destinada a bacharéis em Direito que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado, com credenciamento regular no Ministério da Educação; e, ainda, que tenham concluído o curso de graduação há, no máximo, 5 anos.
Ela visa o aprendizado e o desenvolvimento de competências técnicas próprias da atividade profissional a fim de contribuir com a inserção deste/a profissional no mercado de trabalho, aplicada ainda ao desenvolvimento moral e ético (Resolução TRE-MA 10.091/2023).
De acordo com a Coordenadoria de Desenvolvimento e Educação, os/as residentes jurídicos/as funcionarão no Núcleo de Apoio aos Processos Eleitorais (NAPE) da Secretaria Judiciária, nos gabinetes dos membros e na Corregedoria.
Já os 20 estagiários de pós-graduação dos cursos de Administração, Contabilidade, Arquitetura, Engenharia, Enfermagem e Informática darão apoio em diversos setores do Tribunal que manifestaram interesse.