Nossa evolução da governança de TIC é apresentada no 83º COPTREL
Evento ocorreu de 23 a 25 de novembro em Recife
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, juntamente com o diretor-geral Mário Lobão, o secretário Gualter Gonçalves (Tecnologia da Informação) e a coordenadora Danielle Cavaignac (Comunicação), participou no período de 23 a 25 de novembro, em Recife, do 83º Colégio de Presidentes da Justiça Eleitoral (COPTREL), entidade que congrega os dirigentes de todos os 27 TREs do país.
Essa edição foi ampliada em relação às anteriores. Além dos presidentes dos TREs e dos diretores-gerais e assessores/as de Comunicação, que estão presentes em todas, esta também contou com a participação de secretários/as de Tecnologia da Informação que trataram de temas de suas áreas.
Durante a reunião dos secretários de tecnologia da informação e comunicação, o secretário Gualter Gonçalves apresentou o processo de evolução da governança de TIC que levou o TRE-MA ao primeiro lugar no indicador de governança de TIC do poder judiciário aferido pelo CNJ, por dois anos consecutivos (2022 e 2023), considerando-se o ramo da justiça eleitoral.
As reuniões resultaram na Carta de Recife, que reúne as proposições que serão encaminhadas ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Morais. Entre elas constam a criação de Grupo de Trabalho Nacional composto pelos TREs do Pará, Minas Gerais, Ceará, Rondônia, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul com o objetivo de estudar a viabilidade do restabelecimento de zonas eleitorais, embasando-se nos estudos formulados individualmente por cada um dos Regionais.
Além disso, os Tribunais Regionais Eleitorais se comprometeram em envidar esforços para a plena execução do atual plano de cibersegurança do TSE até o final de 2024, promovendo uniformidade na aquisição e implementação de ferramentas.
Reuniões Preparatórias
Na reunião dos diretores-gerais, foram debatidos temas como cibersegurança, em palestra realizada pelo Secretário de Tecnologia do TSE, Júlio Valente, além do compartilhamento de experiências nas áreas de tecnologia e atendimento ao eleitor.
Os/as secretários/as de TI discutiram também questões técnicas, como painel de compras e limites da participação das áreas de TI nas contratações.
Já os secretários/as, coordenadores/as e assessores/as de Comunicação conheceram o Porto Digital, no Centro do Recife, e os projetos por ele desenvolvidos. Na sequência, assistiram a apresentação do professor Luciano Barbosa, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, sobre o uso da inteligência artificial na comunicação. Depois, participaram de duas dinâmicas: a primeira acerca de acessibilidade e inclusão digital e a outra sobre comunicação anti discriminatória.