Com objetivo de estabelecer parcerias em projetos de interesse comum e fortalecer os laços institucionais, o desembargador José Luiz de Almeida, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, recebeu nesta segunda, 27 de março, o general Marcus Vinicius Gomes Bonifacio, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, juntamente com o tenente coronel Peixoto, que comanda o 24 BIS.
Entre os assuntos tratados, destaque para a participação do Exército nas eleições como garantidor do processo eleitoral nos municípios autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Em 2020, por exemplo, o 24 BIS foi um importante parceiro ao ajudar o TRE-MA a armazenar e distribuir equipamentos de proteção individual, tendo em vista que a pandemia causada pela covid-19 estava no ápice.
O presidente José Luiz disse aos comandantes que as forças armadas agem sempre conforme determina a Constituição e tê-los atuando de forma colaborativa, com diálogo, é muito importante.
Por sua vez, o general garantiu que o papel do Exército é de atuar na defesa da nação, garantindo a ordem e ajudando na manutenção dos poderes constitucionais. Portanto, colocou a instituição a disposição do Regional, inclusive para troca de informações de inteligência e operacionais, assim como faz com a FUNAI, o IBAMA, o MPF, entre outros órgãos.
O comandante anterior do 22 BIS era o general João Roberto Albim Gobert Damasceno, que assumiu subchefia de organismos internacionais do Ministério da Defesa. Foi ele quem, em 2022, comandou do Maranhão as atividades de inteligência e operacionais do Exército de estados ligados ao Comando Militar do Norte.
Também participaram da visita o juiz Angelo Santos e o diretor-geral Mário Lobão.