Memória Eleitoral e Biblioteca Padre João Mohana ganham melhorias
Inaugurações dos espaços ocorreram nesta terça, 28 de fevereiro
Nesta terça, 28 de fevereiro, a desembargadora Angela Salazar, presidente, inaugurou a ampliação do espaço físico da Memória Eleitoral e as novas instalações da Biblioteca Padre João Mohana, ambas localizadas no prédio-sede do Regional.
Os eventos foram prestigiados pelo vice-presidente José Luiz de Almeida, pelo juiz Ângelo dos Santos, o diretor-geral Hebert Leite, pelo assessor da Corregedoria, Mário Lobão, pela servidora aposentada Fátima Fonseca (ex-bibliotecária do Regional), além de servidoras e servidores.
A Memória, criada em 2016 pelo então presidente à época, desembargador Lourival Serejo, abriga documentos de valor histórico, como papéis, fotografias, objetos e outros meios que fazem parte da história das eleições e da Justiça Eleitoral.
A sua ampliação garante melhor acomodação ao acervo de imagens, objetos e documentos que contam a história das eleições da velha e da nova República e proporciona melhor conforto às cidadãs e aos cidadãos quando da sua visitação.
Para Angela Salazar, o espaço da Memória foi pensado para preservar e honrar a história da Justiça Eleitoral, a fim de mantê-la viva e forte. “Não é simplesmente armazenar todo o acervo, mas dar sentido para que seja possível compreender o presente e planejar o futuro. As peças em exposição no local permitem um percurso pela história da Justiça Eleitoral, propiciando melhor entendimento do seu papel na promoção da Justiça, da Democracia e da cidadania”.
O desembargador Lourival Serejo, ex-presidente do TRE-MA e presidente da Academia Maranhense de Letras, além de idealizador da Memória, destacou a importância do espaço para a sociedade, principalmente para os alunos que irão fazer excursões, pois oportuniza a estudantes, pesquisadores e ao público em geral um acesso à informação com mais facilidade. “Olhando esse aparato de como se faziam as eleições, os alunos irão entender qual a importância desta urna hoje como garantidor de uma eleição legítima e democrática”.
Em seguida foi inaugurada a nova instalação da Biblioteca Padre João Mohana, que antes era localizada no 5º andar do prédio-anexo e agora localiza-se no térreo do prédio principal, dando maior visibilidade e possibilitando melhor receber o público que dela precisa.