Assédios Moral e Sexual: palestras promovem conscientização acerca dos assuntos
Enfrentamento do tema é um dos objetivos do TRE-MA
Nos dias 5 e 11 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promoveu palestras sobre ”Assédio Moral e Sexual no Trabalho: Prevenção e Enfrentamento". Da primeira participaram gestoras e gestores e na segunda as (os) demais servidoras (es).
Os eventos fazem parte de ações planejadas pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual do TRE-MA que tem como um dos objetivos identificar e diferenciar a ocorrência do assédio e da discriminação no cotidiano organizacional; analisar criticamente suas raízes históricas e apontar suas implicações psicossociais; identificar estratégias de intervenção possíveis no enfrentamento do assédio, da violência e da discriminação no ambiente de trabalho.
O palestrante foi o juiz Paulo Mont’alverne Frota, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, que ressaltou a importância de ter o conhecimento e as informações necessárias para que o enfrentamento ocorra de forma eficaz.
“A melhor arma e instrumento para que se previna e reduza o assédio é o conhecimento de que o assédio não será uma conduta ignorada, de que o assediador efetivamente enfrentará um procedimento que poderá lhe render uma sanção pesada”, declarou o magistrado.
Durante as palestras também foram discutidas a importância do treinamento e da informação como uma das principais formas a serem usadas na diminuição da prática do assédio, sendo necessário esclarecer, enfrentar e punir aqueles que incorrem na prática do assédio, seja ele moral ou sexual.