TREs elaboram juntos referenciais de Cadeia de Valor e Modelo de Negócio
.
Servidoras e servidores de 22 Tribunais Regionais Eleitorais participaram de projeto colaborativo de elaboração de referenciais de Cadeia de Valor e Modelo de Negócio (formato PDF), instrumentos que oferecem mais transparência e clareza quanto às atividades desempenhadas por estes órgãos que impactam no valor público gerado à sociedade.
Karla Abdala, coordenadora de Gestão Estratégica e Modernização do TRE Maranhão, idealizadora do projeto, explica que os modelos referenciais são frutos dos múltiplos conhecimentos de servidoras e servidores dos TREs envolvidos. “Quando somamos nossas competências, multiplicamos os resultados para toda a Justiça Eleitoral. Afinal, sozinhos, podemos até ir mais rápido, mas juntos, vamos mais longe”.
Já o assessor José Paiva, de Gestão de Qualidade do TRE Tocantins, ressaltou que “ficou evidente a maturidade profissional, a disposição em contribuir e o respeito à opinião do outro. Estou totalmente seguro que iremos recomendar à nossa alta direção a adoção do modelo proposto, pois esta é a melhor cadeia de valor já concebida, graças à competência da equipe e sinergia dos esforços coletivos. Missão cumprida!”
Os principais resultados alcançados com este trabalho colaborativo foram:
- a uniformização de conceitos relacionados ao planejamento estratégico, mediante a orientação do auditor Carvalho Neto;
- integração entre pessoas das unidade de gestão estratégica de 22 TREs, que trabalharam em ambiente onde a escuta ativa foi amplamente praticada, revelando identidade de propósitos e possibilidade de outros trabalhos colaborativos nacionais sob facilitação e coordenação do LIODS-JE;
- aprendizado e/ou aperfeiçoamento sobre ferramentas e abordagens colaborativas.
Também como fruto deste trabalho as equipes de Gestão Estratégica dos TREs avaliarão a necessidade de adaptações às suas peculiaridades, após reflexão conjunta acerca de desafios, estruturas, interlocutores, objetivos e valores.