Personalidades são agraciadas com a Medalha Ministro Arthur Quadros Collares Moreira
Honraria é a maior da Justiça Eleitoral do Maranhão
Membros do Conselho Tutelar da Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira”, maior honraria concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, entregaram nesta terça, 19 de dezembro, a comenda a várias personalidades que têm relevantes serviços prestados ao órgão. Evento foi transmitido ao vivo pelo canal TRE-MA do Youtube
A solenidade foi presidida pelo desembargador José Luiz de Almeida que, em seu discurso, enalteceu méritos e contribuições de homenageados/as à Justiça Eleitoral. Lembrou que o Selo Diamante, prêmio que o TRE-MA recebeu do Conselho Nacional de Justiça, é fruto de trabalho realizado em conjunto.
“Esse reconhecimento não é só meu. Colocar hoje o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão no Panteão, onde estão os maiores e melhores tribunais do país, é um motivo de orgulho que compartilho com nossos/as servidores/as, mas que compartilho também com a nossa Corte. Cada um/a deu sua contribuição para o sucesso que alcançamos”, registrou o presidente.
Continuando, já envolvido no espírito natalino, o presidente José Luiz pediu reflexão sobre a importância de cultivar sentimentos positivos que constroem uma sociedade melhor. “Nós vivemos tempos difíceis, todos são testemunhas. Vivemos a constatação da calcificação do fanatismo, da bolhificação, das relações sociais. A vida, às vezes, tornando-se insuportável por nossa culpa, por nossa responsabilidade. Portanto, vamos praticar a bem-aventurança, praticar os melhores sentimentos para que possamos construir uma sociedade melhor e também trabalhar a favor da paz. (...) Viva o amor, viva a paz, viva a solidariedade, viva a empatia e que Deus abençoe os homens de bem”.
As agraciadas e os agraciados receberam a Medalha do Mérito Eleitoral pela ordem de indicação por parte de membros da Corte nas classes de Jurista, Colaborador/a e Servidor/a.
Como Juristas recebem magistrados/as, membros do Ministério Público, advogados/as. Também estão nesta classe o/a governador/a e o/a prefeito/a. Como Colaborador/a recebem autoridades, personalidades e instituições civis ou militares. Já na categoria Servidor/a, apenas integrantes do quadro da justiça eleitoral.
Em nome dos/as condecorados/as, o juiz Marcelo Moreira (auxiliar da Presidência do TRE-MA) lembrou que o ano de 2023 marca uma das mais importantes histórias da Corte: a da excelência na gestão e do cumprimento fiel das metas de produtividade. Um ano em que a Justiça Eleitoral maranhense conquistou o Selo Diamante. “Estamos muito felizes por termos escrito, junto de Vossa Excelência, mais uma história de sucesso, dentre tantas, da Justiça Eleitoral”, ressaltou.
“Ilustres homenageados/as de hoje, a quem tenho a honra de representar, foram lembrados/as e indicados/as por esta Corte porque, no âmbito de suas respectivas atribuições e instituições, de algum modo, contribuíram para SERVIR à sociedade, principal razão da nossa existência. O que deve nos motivar enquanto servidores/as públicos/as é termos a exata dimensão de nossa responsabilidade, é termos a consciência de que o nosso trabalho deve produzir os frutos da dignidade, da inclusão, do respeito ao próximo e da justiça”, evidenciou o magistrado.
Marcelo Moreira concluiu agradecendo: “nada teria sido possível sem o auxílio daqueles/as que estão conosco na caminhada, de nossos/as colegas de trabalho, de nossos/as colaboradores/as, assim como de familiares, muitas das vezes privados que são da nossa presença física em razão de nossos compromissos profissionais. A todas essas pessoas, a nossa sincera gratidão!”.
Relação de Agraciados/as
Classe de Juristas
Jurista Antonio Pontes de Aguiar Filho;
Juiz Marcelo Elias Matos e Oka;
Juiz Marcelo Silva Moreira;
Juiz Rubem Lima de Paula Filho;
Procurador de Contas Paulo Henrique Araújo dos Reis;
Desembargador I’talo Fioravanti Sabo Mendes;
Advogado Pedro Leandro Lima Marinho e
Advogado Américo Botelho Lobato.
Colaborador/a
Celso Gonçalo de Sousa;
Carlos Anderson dos Santos e
Edilson Baldez das Neves.
Servidor/a
Allana Machado Prazeres;
Diego Rodolfo Abreu Silva;
Paulo Rocha Neto;
Karla de Faria Abdala Félix;
Egídio de Carvalho Ribeiro Júnior;
Maria Inês Saldanha Gonçalves;
Michelle Pimentel Duarte;
Indira Muniz de Araújo e Sousa;
Diana dos Santos Teles;
Fidalma Maria Lima Monteiro e
Raimundo dos Santos Oliveira Júnior.
Sobre a Medalha do TRE-MA
Instituída e regulamentada em 12 de agosto de 2003, a condecoração recebeu o nome de “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira” em alusão ao primeiro maranhense a tomar assento na Corte do Tribunal Superior Eleitoral. Ela destina-se a homenagear pessoas físicas e entidades nacionais e internacionais nas classes de jurista, servidor/a da justiça eleitoral e colaborador/a, que mereçam especial distinção por méritos e relevantes serviços prestados a esta justiça especializada.