Justiças Eleitoral e do Trabalho compartilham espaço onde funcionam Centrais de Dados Secundárias
Presidentes dos 2 órgãos visitaram a instalação na terça, 12
Os desembargadores José Luiz Oliveira de Almeida e Francisco José de Carvalho Neto, presidentes do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, visitaram juntos na tarde desta terça, 12 de dezembro, o Fórum Astolfo Serra onde os órgãos compartilham mesmo espaço em que funcionam centrais de dados individuais e secundárias de cada um.
A parceria está firmada através do convênio 4/2023 que prevê ambiente de replicação de processamento e armazenamento de dados eletrônicos (backup), que possa atender requisitos de continuidade de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) em caso de ocorrência de situações adversas, como desastres.
Embora compartilhem espaço físico, as redes de dados internas dos dois Tribunais permanecem completamente separadas tanto física quanto de forma lógica, o que é essencial para garantir total segurança dos sistemas. Esse modelo foi planejado para evitar complexidades na gestão de segurança e na identificação de problemas, mantendo a integridade e a estabilidade dos serviços prestados.
Além dos benefícios em termos de segurança e continuidade operacional, a parceria promove economia significativa de investimentos e custos operacionais, já que todos os recursos e gastos são compartilhados e divididos entre TRE e TRT.
Esta iniciativa conjunta destaca o compromisso mútuo na utilização do dinheiro público de forma inteligente e estratégica.