Juízes Ferdinando Serejo e Marcelo Oka e a juíza Rosângela Prazeres tomam posse como membros
Posses ocorreram dias 18 e 19, respectivamente
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão está com novos membros titular, substituto e substituta. É que tomaram posse o juiz Ferdinando Serejo devido ao fim do biênio de André Bogéa, o juiz Marcelo Elias Matos e Oka como substituto na vaga de Joseane Bezerra e a juíza Rosângela Prazeres como substituta no lugar de Ferdinando Serejo.
Ferdinando Serejo e Rosângela Prazeres tomaram posse na tarde do dia 19 de dezembro em sessão solene realizada no plenário Dr. Ernani Santos. Já o juiz Marcelo Oka tomou posse no dia anterior, 18, no gabinete do presidente José Luiz de Almeida.
Em seu discurso de posse, o juiz Ferdinando Serejo destacou: “no momento político em que passamos, a Justiça Eleitoral desponta como um refúgio poderoso da afirmação da democracia. Diante de tantos inimigos, de tantas inverdades divulgadas, só a JE garante a estabilidade das nossas eleições e a certeza do voto dado e apurado (...) A democracia se exerce todo dia. As eleições são apenas o seu aspecto mais visível. A completude, a resposta única, a rigidez de conceitos são todas características das ditaduras, dos regimes totalitários. A Democracia, reconhecendo-se incompleta, essencialmente incompleta, procura na diversidade, no diálogo, no confronto de ideias, muitas vezes irreconciliáveis, cada vez mais se aprimorar”.
Continuou: “vivemos em um mundo que atingiu graus elevadíssimos de polarização política. Em boa parte das democracias ocidentais os candidatos mais votados possuem ideias completamente antagônicas sobre o futuro do país. O diálogo fica cada vez mais difícil quando não se consegue concordar nem com obviedades científicas seculares. De repente todo discurso conspiratório ganha visibilidade e disseminação para milhões de pessoas. Assim, a JE tem pela frente como um dos adversários da naturalidade das eleições a proliferação das notícias falsas. São estigmas que ignoram que a Democracia é um regime de opiniões divergentes e não um conflito de mentiras”.
Disse que diante das campanhas difamatórias contra candidatos e contra a urna eletrônica é imperioso desconfiar cada vez mais de vídeos ou áudios disseminados em grupos de WhatsApp ou em redes sociais, contendo uma pessoa pública falando ou fazendo algo desabonador. São esses alguns dos desafios a serem vencidos..
“Concluo reafirmando meu propósito de contribuir para elevação desta Corte, mantendo meu compromisso com a Democracia e o estado democrático de direito, condições necessárias para assegurarmos um processo eleitoral livre e soberano”.
As posses, que foram seguidas de entregas de Medalhas do Mérito Eleitoral a várias personalidades, que têm relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Maranhão, foi prestigiada por autoridades do judiciário e do executivo, além de familiares.