Corregedoria Eleitoral finaliza inspeções nas zonas eleitorais do Estado
As ações começaram em março de 2023

A Corregedoria Regional Eleitoral do Maranhão, por meio da Seção de Inspeção e Correição, realizou na semana passada as últimas inspeções eleitorais do ano nas zonas de Barão de Grajaú (21ªZE), São Raimundo das Mangabeiras (34ªZE), Passagem Franca (44ªZE) e de Cantanhede (68ªZE).
Ao longo do ano, a Corregedoria do TRE-MA realizou 37 inspeções nas zonas eleitorais, que aconteceram de forma presencial e, em alguns municípios, de forma virtual, obedecendo critérios como zonas que não passaram por inspeção a mais de 5 anos e quantidade de processos em acervo, além de atender cumprimento das metas e indicadores do CNJ.
Os trabalhos foram presididos pela juíza Lewmnan de Moura Silva (auxiliar da CRE) e pelo juiz Júlio Prazeres (colaborador) que representaram o corregedor eleitoral, desembargador José Gonçalo Filho. Eles foram secretariados pelo servidor Flauberth Silva Santos (chefe da Seção de Inspeção e Correição) e Anderson Ribeiro.
A inspeção é um procedimento rotineiro que tem o intuito de verificar a regularidade das atividades cartorárias, prevenir ocorrência de falhas e promover a melhoria contínua dos processos de trabalho da justiça eleitoral. Os resultados apurados são compilados em um relatório, que deve conter ainda ações a serem implementadas pelos cartórios para o aprimoramento do trabalho e correção de eventuais falhas.
Além da inspeção realizada pela Corregedoria, cada juiz eleitoral realiza uma Autoinspeção na zona eleitoral de que é titular, no mínimo, uma vez por ano, destinado à verificação da regularidade dos serviços cartorários e a sua eventual correção. No TRE-MA, os juízes eleitorais poderão realizar as Autoinspeções até o dia 15 de dezembro.