Na sexta, 31 de março, alunas e alunos do Colégio Santa Teresa de São Luís foram as (os) primeiras (os) a participarem das atividades de 2023 do projeto Voto Jovem na Escola desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão desde 2008.
A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo presidente do TRE-MA, desembargador José Luiz de Almeida, pelo juiz André Bogéa, diretor da Escola Judiciária Eleitoral, pelo juiz Marcelo Moreira (auxiliar da presidência) e pelos professores Jonathan Vieira (diretor) e Bruno Costa (coordenador pedagógico).
“Todos os sonhos são possíveis de serem realizados, desde que voltemos as nossas energias e as nossas ações para buscar a realização desses sonhos. Alguns dos quais com maior dificuldade, por certo, a vida é assim, mas que nunca se perca esperança. A mensagem que deixo é para que, a partir desse projeto, desenvolvendo o sentimento cidadão, vocês possam ter a convicção de que a partir desta formação cultural, possamos ser movidos pela esperança de um futuro melhor”, disse o presidente à plateia.
Por sua vez, o juiz André Bogéa manifestou sua estima de que cada pessoa alcançada pelo Voto Jovem desperte a consciência política necessária para ajudar o país sempre a ser melhor.
Palestras e urna eletrônica
Coube à assessora Ligia Moraes (EJE) abordar o tema “Meu Voto: instrumento de decisão e exercício de cidadania” e ao secretário Gualter Lopes (Tecnologia da Informação) conversar acerca da segurança do processo eletrônico de votação, com destaque para notícias falsas compartilhadas em massa nas eleições 2022.
Após as palestras, as alunas e os alunos puderam conhecer a urna eletrônica modelo 2020, treinando como votar e ainda conhecendo recursos de acessibilidade que o equipamento tem, por exemplo.
As próximas atividades do Voto Jovem na Escola da EJE do TRE-MA ainda não têm datas nem locais definidos.
Redesenho da logo
Pensando na diversidade e na inclusão, a EJE apresentou também o redesenho da logo do projeto, deixando-a mais leve, colorida, destacando a urna eletrônica.