“A Participação do Idoso Cidadão nas Eleições 2022” foi o tema da palestra feita dia 23 de setembro no SESC da Deodoro por servidores da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para um grupo de 30 idosos, coordenado pela gerontóloga e assistente social Adalgisa Drumond.
Lígia Moraes, assessora da Escola, com o apoio dos servidores Lourdes Coimbra (EJE) e Roberto Santos (Seção de Tecnologias Educacionais), veiculou vídeos institucionais e ainda distribuiu a cartilha “Acessibilidade – Eleições Sem Barreiras”, fornecida pelo Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade do Regional.
Durante a palestra foram passadas orientações sobre a ordem de votação das candidatas e candidatos; a questão do voto de legenda para os cargos de deputado federal e estadual – tema alvo de dúvidas recorrentes por parte do segmento –; assim como a possibilidade de levar a cola eleitoral para facilitar o registro do voto.
Ressaltou-se na exposição que, apesar de facultativo, o voto de pessoas com mais de 70 anos é fundamental porque, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, advém de eleitoras e eleitores experientes, com muita vivência política, fazendo-se menção à campanha “Todo voto importa” do Tribunal Superior Eleitoral.
O grupo também foi alertado a não cair em boatos, a ter cuidado com notícias falsas que circulam cada vez com mais frequência no período eleitoral, e a não repassarem qualquer conteúdo, principalmente aqueles de caráter duvidoso, sem antes fazer uma checagem na página “Fato ou Boato” da Justiça Eleitoral, que garante informações seguras.
Por fim, recomendou-se verificar com antecedência o local de votação e a separar a documentação necessária para o exercício do voto.