Presidente e diretor se despedem da Corte durante sessão
Desembargador Joaquim Figueiredo e Luann Matos ficam no TRE até 19 de maio
O desembargador Joaquim Figueiredo presidiu nesta terça-feira, 17 de maio, a sua última sessão jurisdicional. A partir do dia 19 ele deixa a presidência em virtude do término de seu biênio como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
Assista à sessão desta terça, 17 de maio, clicando aqui.
Ao final da sessão, o magistrado agradeceu a boa convivência que teve com todos os membros da Corte, servidores e colaboradores. “Meu sentimento é de gratidão, quero desejar a eminente desembargadora Angela Salazar sucesso e uma eleição exitosa, de tranquilidade”.
Pela manhã, reunido com os chefes de cartórios eleitorais, Joaquim Figueiredo disse que as discussões sempre foram perenes, o que levou a resultados positivos graças ao trabalho compartilhado e competente desenvolvido por cada um.
“Nossa última reunião aqui, e eu como presidente dessa Corte, gostaria de dizer que foi um prazer conviver com vocês. Agregamos sonhos e realizações que foram possíveis graças a uma gestão compartilhada. Isto foi possível diante do relevante trabalho desenvolvido pelas senhoras e pelos senhores, incluindo o propósito de amar e respeitar o que se faz, juntamente da nossa instituição”.
Concluiu dizendo que com a ajuda de todas e todos ele teve a certeza que contribuiu para o respeito, a transparência e a sociedade com essa gestão. Agradeceu a família judiciaria eleitoral, colocando-se à disposição e agradecendo cada um, pedindo que Deus abençoe a todos.
Por sua vez, o diretor-geral Luann Matos, que também deixará o TRE-MA no próximo dia 19 de maio, agradeceu primeiramente ao presidente, desembargador Joaquim, pela oportunidade de ter estado nessa missão de grande importância, por todo ensinamento e apoio. “Algo que tenho muito orgulho de sempre dizer é que o desembargador Joaquim foi um pai em minha carreira profissional e me proporcionou inúmeros enriquecimentos e oportunidades no meio jurídico e na vida pessoal,” pontuou.
Agradeceu ainda a parceria dos membros da Corte, servidores e falou da satisfação de trabalhar numa instituição com pessoas tão comprometidas. “Agradeço aos que estiveram conosco nessa caminhada. Foi um grande prazer trabalhar com vocês. Sempre observei muito zelo e competência. Sintam-se abraçados e finalizo com uma palavra de agradecimento e uma sensação de dever cumprido. Muito obrigado”.
Em seguida, os membros, assim como o Ministério Público Eleitoral se pronunciaram e elencaram as qualidades, profissionalismo e a dedicação de ambos à frente da justiça eleitoral maranhense durante este período.
Reunião com os Chefes de cartório
Dando continuidade às reuniões de alinhamento para as eleições 2022, o primeiro assunto da pauta foi o Combate a Desinformação.
O servidor Antônio Ferreira falou do programa de Desinformação e da Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação, criada com o objetivo de promover ações e eventos para reforçar a transparência e a integridade das instituições eleitorais perante a sociedade brasileira.
A Frente será composta por autoridades, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores voluntários da Justiça Eleitoral de todo o Brasil e o trabalho está sendo coordenado por uma Comissão Executiva, sob supervisão e orientação da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (AEED).
Um evento de mobilização, que visa ampliar a base nacional de voluntários da Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação, está marcado para ocorrer no TRE-MA no dia 26 de maio, das 14h às 15h30.
Logo após, o secretário Gualter Lopes (Tecnologia da Informação) tratou sobre a os mecanismos de segurança das urnas, explicando as formas de auditoria, as inovações da urna modelo 2020 e a importância do teste público de segurança para a melhoria do processo eletrônico de votação.
Os chefes também dialogaram com a alta administração acerca de estagiários nos cartórios eleitorais, capacitações, treinamentos, a nova portaria de frequência e o serviço extraordinário.