EJE visita escolas para promoção de educação política
Uma das missões da Escola Judiciária Eleitoral é essa

Dando continuidade aos trabalhos de cidadania do Projeto Voto Jovem na Escola, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou, na última quarta-feira, dia 10 de agosto, atividades no Centro Educa Mais Desembargador Sarney, que consistiram na promoção de palestras, treinamento prático nas urnas eletrônicas e distribuição de cartilhas de educação política.
A palestra foi proferida pela servidora Lígia Moraes, secretária da EJE, com o tema “Meu Voto me Pertence. Não tem preço, tem consequência”, com objetivo de contribuir para a formação de público juvenil mais esclarecido e preparado para o exercício do voto, através do alerta da necessidade de combate à desinformação eleitoral, sendo enfatizado aos participantes a segurança e transparência do sistema eletrônico de votação.
Essa ação específica contou com a parceria do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Maranhão, na pessoa de sua coordenadora, a promotora Cristiane Maia Lago, que conduz o projeto institucional “Conhecendo e divulgando os direitos humanos”, que tem por escopo temáticas relacionadas ao processo eleitoral.
Acompanhou a atividade a secretária estadual de Direitos Humanos, Amanda Costa, e deram apoio aos trabalhos as servidoras Maria de Lourdes Coimbra (EJE) e Fabiana Sá de França (SESEG), a estagiária Vannilene Sousa Silva (ASCER), os servidores Roberto Carlos Costa Santos (SETED) e Raimundo Nonato Cardoso (SESEI) e o estagiário Carlos Eduardo Brito dos Santos (EJE).
A edição do Voto Jovem na Escola de 2022 teve início no dia 11 de março e já percorreu 12 unidades de ensino, tendo atendido, conforme balanço feito pela EJE, 2.495 alunos da rede pública e privada da capital e interior.