Regional formaliza seus Plano de Integridade e Sistema de Planejamento Estratégico
Os documentos são essenciais para a otimização administrativa do Tribunal
Na sessão administrativa de 26 de abril, os membros da Corte Eleitoral aprovaram por unanimidade as Resoluções nº 9.959 e 9.958 (formatos PDF) que dispõem sobre o Plano de Integridade e o Sistema de Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, respectivamente.
A política de Integridade do TRE foi instituída em junho de 2021, e sua operacionalidade está definida no Plano de Integridade elaborado pelo Núcleo de Apoio à Gestão da Integridade (NAGI), sob a coordenação da Seção de Modernização da Gestão (SEMOG) da Coordenadoria de Gestão Estratégica e Modernização (COGEM).
O Plano de Integridade é o conjunto de ações selecionadas, com indicação de procedimentos, atribuições de responsabilidades e prazos para implementação, com vistas a administrar as vulnerabilidades à integridade da organização.
Já o Sistema de Planejamento Estratégico consiste no conjunto de práticas estabelecidas com o propósito de direcionar, alinhar e comunicar o modelo de atuação institucional para o alcance dos objetivos estratégicos, fomentando a inovação e promovendo a busca contínua por melhores serviços e resultados.
A formalização do Sistema de Planejamento levou em consideração o Plano Estratégico do Regional para 2021-2026, a importância do contínuo aperfeiçoamento do planejamento estratégico, em especial, em decorrência da evolução do aprendizado organizacional e a necessidade de otimização da alocação de recursos para o alcance de melhores resultados, visando garantir o cumprimento da missão institucional e a entrega de valor às cidadãs e aos cidadãos.
Foi considerando também a necessidade de estabelecer regras que permitam maior alinhamento entre o planejamento estratégico, sua revisão e a sistemática de aferição dos resultados;
Com o Sistema de Planejamento Estratégico é possível avaliar e acompanhar os resultados, para promover ajustes e outras medidas necessárias à melhoria do desempenho institucional.
Cabe à Seção de Modernização da Gestão (SEMOG) da Coordenadoria de Gestão Estratégica e Modernização (COGEM) prestar assessoramento técnico, coordenando a elaboração, revisão, monitoramento e avaliação do sistema, devendo envolver as partes interessadas.