Presidente destaca importância do combate à desinformação aos chefes de cartório
Luann Matos esteve reunido com os chefes de cartório nesta terça, 19 de abril
Com o objetivo de alinhar ações administrativas e definir estratégias para as eleições de 2022, a alta administração do Tribunal Regional Eleitoral vem realizando reuniões periódicas por videoconferência com os 105 chefes de cartório do estado, coordenadas pela Assessoria de Gestão de Eleições (ASGEL).
A última delas ocorreu na manhã desta terça-feira, 19 de abril, e foi aberta pelo presidente, desembargador Joaquim Figueiredo.
Em sua fala, o presidente ressaltou a importância dessas reuniões e conclamou todos para ficarem atentos com relação à desinformação, citando vídeo divulgado na última semana por eleitor de São Luís que afirmou “não estar habilitado” na Justiça Eleitoral por ausência às urnas, porém que possuía todos os comprovantes de votação.
O TRE já se manifestou sobre a informação falsa dada pelo referido eleitor que deixou de votar no segundo turno das eleições 2016 da capital do estado, fato que no vídeo ele disse ter comparecido apenas no primeiro, alegando que não teria tido o segundo, o que não corresponde à verdade.
Por sua vez, o diretor-geral Luann Matos explicou sobre o grupo de whatsapp “Coalizão para Checagem 2022” criado pelo Tribunal Superior Eleitoral que permite a checagem rápida de notícias inverídicas e solicitou às zonas que tivessem problemas que entrassem em contato com a diretoria para providências imediatas.
Além do combate às notícias falsas, outras pautas foram debatidas, como a segurança institucional, nova portaria de frequência, pendências de reuniões anteriores e manutenção predial e reparos.
Quanto à pauta de manutenção predial e reparos, o presidente fez questão de citar que o TRE-MA precisa servir de exemplo, fazendo somente aquilo que esteja ao seu alcance, definindo prioridades e não prometer nada que esteja fora do orçamento.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 10 de maio, às 8h30, com pauta a ser sugerida pelos próprios chefes.
Participaram também da reunião secretários, a assessora chefe da Corregedoria, a assessora de Gestão de Eleições e os gerentes de Processos de Eleições.