5ª Assembleia-Geral Virtual do Colégio de Presidentes dos TREs homenageia magistrados
Colegiado outorgou medalhas em reconhecimento a ações para o fortalecimento da democracia brasileira
Nesta quarta-feira, 17 de novembro, o desembargador Joaquim Figueiredo, presidente do TRE-MA, participou com os demais presidentes dos TREs da 5ª Assembleia Geral Virtual do COPTREL. Na reunião foi apresentada as Cartas Consolidadas no 2º Encontro das Regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, com propostas para a melhoria administrativa das Cortes Regionais e das ferramentas que auxiliam a atuação dos sistemas eletrônicos eleitorais.
A reunião também marcou a despedida, das ações do Coptrel, dos desembargadores Cláudio Luís Braga dell'Orto, da Presidência do TRE do Rio de Janeiro e do desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, do Regional paulista, que finalizam os respectivos biênios nos cargos.
Durante a 5ª Assembleia-Geral Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outros, foram homenageados com a outorga das Medalhas Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto e Ministro Carlos Mário Velloso. As comendas são honrarias concedidas a personalidades, magistrados, servidores e entidades reconhecidas pelo Coptrel, além de fazerem alusão aos 25 anos de criação da urna eletrônica.
Foram agraciados o ex-presidente do TSE Carlos Mário Velloso – que dá nome a uma das condecorações –; os presidentes do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e do STJ, ministro Humberto Martins; e os ministros da Corte Eleitoral Edson Fachin e Alexandre de Moraes. Também foram homenageados os desembargadores Eurípedes do Carmo Lamounier, ex-presidente do TRE de Tocantins, e Denise Castelo Bonfim, ex-presidente do Regional do Acre.
Homenagens
Segundo o presidente do Coptrel e do TRE de Roraima, desembargador Leonardo Cupello, a outorga das medalhas se dá pela importância dos atores homenageados no cumprimento do dever democrático e ao reinventar a atuação da Justiça Eleitoral, principalmente em tempos de pandemia e afirmação do processo eletrônico de votação vigente.
“Os homenageados merecem o reconhecimento pelo que fizeram e fazem pela Justiça Eleitoral porque demonstram diariamente o seu compromisso cívico e profissional. Dias como esse ressaltam a importância de debater temas importantes, tentando trazer à tona resultados profundos às questões surgidas e continuar tornando as ações da JE cada vez mais avançadas e atendendo às expectativas dos cidadãos brasileiros”, ressaltou.
Para o ex-ministro Carlos Mário Velloso, o reconhecimento destaca também o trabalho de todos os colaboradores da Justiça Eleitoral, que sempre se dedicaram a aprimorar as ações para o exercício pleno da democracia. Ele também destacou o início da utilização do sistema eletrônico de votação por meio das urnas eletrônicas.
“Inclusive, enquanto juiz do TRE-MG na década de 1970, iniciamos as ações de modernização do sistema de votação, implementando atividades usando os primeiros computadores que viriam a ser o embrião da utilização eletrônica nos processos eleitorais brasileiros”, lembrou.
O Coptrel foi fundado em 16 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis (SC), sendo composto pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais brasileiros. O Colegiado é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.
Fonte: TSE, com edição.