3 de novembro: mulher teve direito ao voto em 1930
A data relembra a luta feminina pelo direito à participação política
Dia 3 de novembro é um dia especial para a mulher no Brasil. Para quem não sabe, esta é a data em que se comemora o Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher, que hoje, em 2021, completa 91 anos desde seu estabelecimento em 1930.
Antes de 1930, as mulheres não podiam eleger seus representantes – embora fossem obrigadas a viver sob o comando dos eleitos apenas pelo voto masculino e censitário.
O que hoje é um direito universal no Brasil, não importa o sexo, o gênero, a cor da pele, a etnia ou opção sexual, antes era um privilégio de homens ricos e brancos.
A ação de Bertha Lutz, liderança dos ideais sufragistas e fundadora da Federação pelo Progresso Feminino (1922), foi decisiva para esta mudança revolucionária, que deu às mulheres brasileiras não só o direito de votar, mas de serem votadas também.
O dia 3 de novembro é uma data para se lembrar que essa luta foi importante para a igualdade social e política no Brasil e, claro, para os movimentos de protagonismo feminino do país.
Atualmente, a Justiça Eleitoral, engajada neste tema, promove campanhas permanentes de mais participação política feminina, empoderando e fazendo-as ter consciência de que elas são importantes no processo eleitoral.