Tribunal inicia processo de restruturação das unidades
Um dos objetivos é equilibrar e adequar atribuições
Secretários, coordenadores, chefes de seção e assessores participaram nesta quinta, 25 de março, de reunião com o diretor-geral Luann Matos e demais membros designados pela Portaria 441/21 TRE-MA/PR/GP sobre o processo de reestruturação das unidades do Regional e consequente atualização do Regulamento Interno. A iniciativa faz parte de uma das ações da gestão do desembargador Joaquim Figueiredo, com apoio da Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (COPEG).
Os principais objetivos são equilibrar e adequar as atribuições; melhorar significativamente a qualidade operacional; otimizar o uso de recursos; ampliar a eficiência dos controles internos, além de dar transparência e padronização de processos.
Para o diretor-geral Luann Matos, o êxito do trabalho ocorrerá com a união, comprometimento e participação efetiva da alta administração, líderes e demais servidores em todas as etapas do projeto que terá transparência nas informações.
Pelo cronograma, até 15 de maio a restruturação deverá estar concluído e aprovado pelos membros da Corte.
Duas unidades do Tribunal já estão com seu organograma atualizados: a Corregedoria Regional Eleitoral, cuja nova estrutura já foi aprovada pelo pleno e o Controle Interno, que virará Auditoria Interna, com 3 seções: Auditoria de Contas e Contratações; Auditoria de Governança e Gestão de Pessoas; e Auditoria de Tecnologia da Informação e Comunicação e Governança.
A partir de agora, os setores receberão o projeto já aprovado pela comissão instituída para realizar esses estudos e o questionário. Os gestores usarão como base para preenchimento do formulário as competências da unidade descritas no Regulamento Interno, bem como as descrições “entregas” levantadas no projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), a partir da versão já validada por cada gestor.
O questionário, devidamente preenchido, deverá ser encaminhado para o e-mail sepla@tre-ma.jus.br até dia 30/03/2021.
As dúvidas deverão ser encaminhas para os secretários – no caso de servidores ligados às Secretarias ou à COPEG – no caso de servidores ligados diretamente à presidência ou à diretoria-geral.
Comissão
A Comissão designada pela Portaria 441 está responsável por realizar estudos com vistas à readequação do organograma e elaboração de novo Regulamento Interno da Secretaria do TRE-MA.
Os membros são: Luann de Matos Oliveira Soares (diretor-geral); Gilson Rodrigues Borges (assessor especial da Presidência); Gualter Gonçalves Lopes Júnior (secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação); Carlos Eduardo Dias Almeida (secretário Judiciário); Débora Márcia Soares Veras (secretária de Administração e Finanças); Guilberth Marinho Garcês (secretário de Gestão de Pessoas); Karla de Faria Abdala Félix (coordenadora de Planejamento, Estratégia e Gestão); Alessiane Guimarães Reis (coordenadora de Registros Partidários, Autuação e Distribuição); Andréa Expósito Bacelar Nunes Lins (assessora do Gabinete 1 de Jurista); e Célia Regina Carneiro da Silva Mesquita (chefe da seção de Planejamento e Desenvolvimento).