Ele precisa se envolver com a política, ressalta corregedor durante palestra do projeto Voto Jovem na Escola
última palestra ocorreu no Liceu Maranhense
Com o objetivo de incentivar a participação do jovem no processo eleitoral, despertando-o para assuntos como cidadania e combate à corrupção, na tarde desta terça, 19 de novembro, o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Tyrone Silva, acompanhado da juíza Lavínia Coelho (eleita membro efetivo da Corte e com posse marcada para o dia 18 de dezembro), palestrou para alunos do Liceu Maranhense, em evento do projeto Voto Jovem na Escola promovido em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral. (Álbum de fotos no Flickr)
Lançado em agosto, a edição 2019 do projeto já alcançou mais de mil estudantes da capital, fomentando novas ideias e questionamentos acerca da política, além de levar esclarecimentos sobre funcionamento da urna eletrônica, segurança do voto, mecanismos de combate às fraudes, recadastramento biométrico, notícias falsas e democracia, entre outros.
Em cada escola visitada, o desembargador Tyrone Silva faz questão de ressaltar a importância do jovem se envolver com o processo eleitoral, participando de discussões, tendo opiniões que colaborem para a manutenção e fortalecimento da democracia.
O mesmo fez a juíza Lavínia que, de maneira muito prática, conversou com os alunos, fazendo perguntas e dando exemplos de como os alunos devem se portarem diante de situações do dia a dia, sempre colocando, ainda, os estudos e a curiosidade em primeiro lugar.
Semana do Jovem Eleitor
Entre os dias 25 e 29 de novembro, em âmbito nacional, a Justiça Eleitoral promoverá campanhas em rádio, televisões e redes sociais e também várias atividades alertando esse público especifico para o exercício do voto e convidando-o para se alistar.
No Maranhão, ações do tipo estão sendo executadas desde o mês de maio pela Corregedoria e EJE, o que gerou resultado positivo no número de novas inscrições no cadastro eleitoral, superando a meta estabelecida para o período de 2018 a 2020 que era de 112 mil e já foram mais de 131 mil.