TRE-MA reconhecido com a Medalha do Mérito Jurídico Domingos Perdigão
Representando o TRE-MA, recebeu a condecoração o desembargador Cleones Cunha, corregedor
A noite da última sexta-feira, 27/04, foi de alegria e emoção para familiares, amigos, professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Maranhão que participaram da solenidade em comemoração ao centenário do Curso de Direito.
A cerimônia, presidida pela reitora Nair Portela, foi realizada no teatro Arthur Azevedo e homenageou 168 personalidades, entre ex-reitores, gestores, docentes aposentados, ativos e substitutos, docentes de outros cursos, servidores da coordenação do curso e do departamento de Direito, instituições jurídicas, além do Centro Acadêmico I de Maio, com a entrega de menções honrosas, diplomas e da Medalha do Mérito Jurídico Domingos Perdigão.
Entre as instituições homenageadas com a Medalha, o Tribunal Regional Eleitoral, que foi representado pelo desembargador Cleones Cunha, corregedor.
O Curso de Direito da UFMA foi criado juntamente com a fundação da Faculdade de Direito do Maranhão em 28 de abril de 1918, resultado do esforço conjugado dos professores Domingos de Castro Perdigão, que era o diretor da Biblioteca Pública do Estado, e Manoel Fran Paxeco, Cônsul de Portugal no Maranhão.
Atualmente, o percentual de doutores é de aproximadamente 25,64%, o de mestres de 36% e o de especialistas, de 38%. No decorrer de toda a história, diversos nomes relevantes passaram pelos bancos da Universidade, ocupando relevantes cargos públicos.
Fonte: Agência UFMA, com edição