Justiça Eleitoral pede que eleitores de Imperatriz atentem para a importância do recadastramento biométrico
O Tribunal Regional Eleitoral promoveu na manhã desta sexta-feira, 11 de setembro, no auditório do Fórum Henrique de La Roque, Audiência Pública para tratar sobre a revisão com dados biométricos em Imperatriz.
O Tribunal Regional Eleitoral promoveu na manhã desta sexta-feira, 11 de setembro, no auditório do Fórum Henrique de La Roque, Audiência Pública para tratar sobre a revisão com dados biométricos em Imperatriz.
A audiência foi presidida pelo juiz Adolfo Cruz (diretor do Fórum Eleitoral de Imperatriz e coordenador da biometria na Região Tocantina) e contou com a participação do juiz Sebastião Bonfim (coordenador da Biometria no Maranhão), do diretor geral Gustavo Campos (TRE-MA), do secretário Wagner Sales (Tecnologia da Informação) e dos chefes de cartório das 33ª, 65ª e 92ª zonas eleitorais.
O principal objetivo foi esclarecer dúvidas da comunidade e da classe política acerca do recadastramento biométrico que já está sendo realizado obrigatoriamente em Imperatriz desde o dia 17 de agosto.
Fonseca destacou a importância da implantação da biometria e a necessidade do apoio da classe política, da sociedade e da imprensa na divulgação do procedimento, uma vez que o eleitor que não se recadastrar dentro do prazo que se encerra no dia 17 de fevereiro terá o título cancelado.
“Pedimos a todos que nos ajudem a divulgar o recadastramento biométrico porque nós estamos fazendo nossa parte ao disponibilizar postos de atendimentos com a ajuda da Prefeitura”, reforçou Fonseca. Já Sebastião Bonfim complementou que não está medindo esforços para recadastrar no mínimo 80% do eleitorado de Imperatriz e de todas as outras cidades em que a biometria está sendo implantada em 2015.
Por sua vez, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MA, Wagner Sales, apresentou toda a logística que está sendo utilizada nos postos instalados e apresentou a estimativa de atendimento diário necessário para se atingir a meta estabelecida pelo Regional.
Em seguida, os participantes tiraram dúvidas e apresentaram sugestões de melhorias para o recadastramento em Imperatriz, como a instalação de um posto avançado de atendimento na zona rural, que deverá entrar em funcionamento na primeira semana de outubro.
Participaram da Audiência Pública o procurador do município, Gilson Ramalho, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, universitários e a imprensa.
Postos de atendimento
O atendimento dos eleitores de Imperatriz ocorre de segunda a sexta no Fórum Eleitoral, Viva Cidadão e Unidade Regional de Educação (URE) das 8h às 18h; e no Imperial Shopping das 10h às 21h30. Se preferir agendar dia e horário de atendimento, o eleitor deve acessar o endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br ou ligar para 0800 098 5000 (Disque Eleitor).
Documentos
Os documentos necessários são: original do documento de identificação e de comprovante de residência.