Fórum Nacional de Chefes de Cartório chega ao fim com premiação das melhores práticas
Terminou na sexta feira, 27 de novembro, o 1º Fórum Nacional de Chefes de Cartórios (FNCC), que discutiu ações relacionadas à gestão de mesários na Justiça Eleitoral, debatendo políticas de seleção, valorização e capacitação, além de propostas de inovação.
Terminou na sexta feira, 27 de novembro, o 1º Fórum Nacional de Chefes de Cartórios (FNCC), que discutiu ações relacionadas à gestão de mesários na Justiça Eleitoral, debatendo políticas de seleção, valorização e capacitação, além de propostas de inovação.
Representaram o Maranhão no evento, os chefes de cartório João Henrique de Santiago Ferreira (Pedreiras), Manoela de Sousa Pinheiro Alves (Carolina), Timóteo Sousa Liberato de Mattos (Itapecuru-Mirim), Vanessa Andrade Neiva Eulálio (São Luís) e José Conceição Sousa (Imperatriz); além dos servidores Karla Abdalla e Gilberto Moreira (coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão), Lucélia da Rocha Souza Borges (seção de Gerenciamento de Dados Partidários), e Carlos Rogério Penha Freire (gerente do processo Mesários).
No segundo e último dia de evento foram realizados 2 painéis: acessibilidade de eleitores e Sistema de Candidaturas Externo. As apresentações serviram para aproximar a gestão da Justiça Eleitoral dos cartórios, bem como sincronizar a execução de estratégias organizacionais em todos os Tribunais Regionais Eleitorais.
Boas Práticas
O FNCC também premiou as melhores práticas que foram submetidas à Comissão de Avaliação, da qual fizeram parte os servidores Karla Abdala, Gilberto Moreira, Fabiano de Andrade Lima, Flávio Feitosa Costa e Zélia Oliveira de Miranda. No total, foram enviados 82 trabalhos, sendo que 12 foram selecionados para apresentação e 3 condecorados com certificados.
Os ganhadores do Prêmio de Melhores Práticas de Gestão de Mesários da Justiça Eleitoral foram Michelle Lapa Cortegiano Molarino do TRE-SP (1º lugar), Paulo Alex da Silva Souza do TRE-RS (2º) e Ana Carolina Sala Neres e Julia Balbi Albertin do TRE-SP (3º).
Logo após as premiações, foram apresentadas ações realizadas por chefes de cartórios para melhorar as relações entre cartórios e tribunais regionais. Uma das iniciativas foi a do chefe do cartório da 42ª Zona Eleitoral do Rio Grande Sul, Mauro Godoy Prudente Filho, que, a partir da ideia de tornar o cartório um lugar consultivo para o TRE-RS, conseguiu estabelecer uma relação mais direta entre tribunal e o servidor.
GT-Cand
O último painel do dia foi apresentado pelo Grupo de Trabalho do Sistema de Candidaturas, em que foram tratadas e discutidas as alterações feitas pela Lei 13.165/2015, a chamada Reforma Política. Lucélia Borges, que integra o GT-Cand, destacou as inovações promovidas no Candex e Cand. Antes, ela participou, entre os dias 23 e 25, dos testes das inovações implementadas nos referidos sistemas.
Autoridades
Também prestigiaram o encontro, diretores-gerais e presidentes de TREs. O presidente do TRE-PE, desembargador Antonio Carlos Alves da Silva, por exemplo, considerou positiva a realização do fórum para aproximar os servidores da Justiça Eleitoral que lidam com realidades distantes das sedes dos TREs e do TSE. “Eu verifiquei que eles têm ideias brilhantes e essas ideias serão transformadas em práticas, e isso é muito bom. Acho que todo presidente de TRE deveria vir a um encontro como esse, para ver que não só os servidores das sedes, mas também os funcionários mais distantes, se integram com a Justiça Eleitoral e trazem novas ideias”, ponderou.
Encerramento e continuidade
Após o encerramento do FNCC, a secretária de gestão de pessoas do TSE, Zélia Miranda, fez o balanço da realização do evento. “Nós tivemos a apresentação de trabalhos muito interessantes com relação à seleção de mesários, capacitação e valorização, e algumas propostas de inovação também. “Eram de muita qualidade, às vezes com poucos recursos, mas muito criativas e com resultados muito positivos. Poder compartilhar isso com todos os chefes de cartórios foi algo muito produtivo”. Segundo ela, a troca de vivências e dificuldades contribui para a unidade da Justiça Eleitoral e para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos pelos cartórios eleitorais.
A disseminação das melhores práticas entre os cartórios terá continuidade por meio do GT-Mesários, que irá elaborar todo o conteúdo programático do treinamento de mesários e capacitação de multiplicadores. O material será disponibilizado, gradativamente, aos chefes de cartório a partir do próximo ano.
Fonte: TSE, com edição.