Corte Eleitoral aprova Plano de Diretrizes 2020
.
Os membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão aprovaram na sessão administrativa desta terça-feira (18) o Plano de Diretrizes para o ano de 2020, retroativo a 1º de janeiro. O documento é elaborado a partir do Plano Estratégico do TRE-MA para o sexénio 2015- 2020 e baseado nas diretrizes estratégicas da Justiça Eleitoral para o quadriênio 2017-2020, além de levar em consideração o princípio constitucional da eficiência e os demais princípios que regem a boa governança e gestão na administração pública.
Este Plano 2020 foi elaborado de forma colaborativa pelas unidades do TRE- MA, em que as necessidades diagnosticadas foram visualizadas pelos dirigentes máximos, o que facilitou o estabelecimento de medidas corretivas para sanar ou reduzir as carências identificadas. Assim, buscando garantir o devido alinhamento e o aprimoramento das atividades do órgão em 2020, ações e projetos foram propostos, validados ou tiveram prazos ajustados, sendo priorizados, de acordo com a capacidade técnica e de recursos do Tribunal.
As etapas seguintes do Plano serão inserção dos dados pela SEPEQ/COPEG no SIGGO (sistema de Gestão e Governança, desenvolvido pela SEADB), possibilitando que as unidades responsáveis possam indicar a situação (status) de cada ação/projeto (iniciado, atrasada, em andamento ou concluída); informar se estão conseguindo cumprir ou não as metas dos indicadores, sinalizando se há perspectiva de cumprimento até o final do ano ou não e redigir a devida justificativa/sugestão de ação corretiva para melhorar o que estiver ruim.
Ainda neste mês acontecerá a Reunião de Análise da Estratégia (RAE) para que o Conselho Gestor possa analisar como está a situação das metas e projetos do órgão e deliberar sobre as sugestões de melhoria para as situações que estiverem ruins, conforme propostas dos respectivos responsáveis.